Cólera – Como E Porque Desta Emoção Básica?

Colera

A cólera é a emoção básica que caracteriza um estado de ira , raiva para com alguma coisa ou para com alguém, podendo variar a sua intensidade e a quantidade de sentimentos, indo de uma irritação a ira completa, tal como maior parte da emoções e considerada uma emoção negativa. Ela faz parte das 7 emoções básicas humanas. É uma emoção que sucede ao medo. Ela não é aparece sozinha, isoladamente. A Cólera muita vezes advém do facto de alguem nos estar a magoar verbalmente ou fisicamente, a nossa reação é sentir medo e depois só depois a raiva.
Ela pode estar associada a diferentes estados emocionais como o medo, aversão, culpa e vergonha.

Motivos que levam a Cólera

motivos colera
Esta emoção básica transmite sinais fortes para os outros de alguma coisa não esta bem. Existem situações que podem despertar esta emoção, mas depende da pessoa a controlar para ela não sair fora do seu controlo. Reavaliar e planear a acção sobre a principal causa do problema e algo que ajuda ao seu controlo.
Os principais motivos são:
 Desilusão
 Crenças ou ações que nos ofendem
 Interferirem com os nossos planos
(Freitas, 2011)

O que acontece?

Um dos factores desta emoções desta emoção básica são reações físicas de stress que nos levam a libertação dessa energia. Temos sensações como:
 Aceleração do ritmo cardíaco e respiração
 Aumento da pressão sanguínea
 Elevação do queixo
 Impulso de afastar o alvo

O nosso corpo sofre alterações deixando-nos numa situação de stress. A adrenalina e a noradrenalina aumentam, os músculos contraem, aumento do batimento cardíaco e respiração ofegante.
No sistema nervoso acontece a desativação do sistema parassimpático. Os rins produzem renina que é um predispositor para a luta podendo manter se por longos períodos de tempo.

Homem vs Mulher

colera nas mulheres
Apesar dos marcadores faciais (fac’s) e a resposta do corpo serem em ambos iguais a maneira de a processarem e diferente.
Nos homens existe uma maior libertação de testosterona da amígdala visto que ela é maior do que a das mulheres, tornando a cólera mais agressiva e expressiva. Na mulher existe uma maior ativação do córtex frontal conseguindo assim controlando a melhor.
As mulheres têm uma aversão ao conflito, logo vão tentar evita-lo em maior parte dos casos.

Marcadores movimentos faciais

 Sobrancelhas descaidas e contraidas
 Enrugamento da testa
 Contração das têmporas
 Cerrar dos olhos
 Contraçao da rais do nariz
 Dilatação das narinas
 Boca fica cerrada
 Contração do queixo para baixo

Gostou do nosso conteúdo? Partilhe!