Descobertas que irão revolucionar a Medicina em 2017

Investigadores da Cleveland Clinic recolheram dados sobre as 7 inovações que irão revolucionar a Medicina em 2017, inovações a nível tecnológico e científico que nos permitirá avançar na medicina e transformar os cuidados de saúde.

O microbioma

O microbioma é composto por microorganismos presentes nos nossos intestinos que ajudam em variadas funções vitais do nosso corpo. Devido ao facto de uma doença não alterar apenas uma bactéria, mas sim um microbioma, descobertas recentes revelaram o poder do microbioma para prevenir e diagnosticar doenças. Dado que maior parte do nosso sistema imunitário está localizado no intestino, as doenças detectadas pelo microbioma são doenças auto-imunes.

Medicamentos para diabetes

Doentes diagnosticados com diabetes têm mais tendência para desenvolver doenças cardiovasculares ou AVC. Actualmente não existe medicação que ajude a prevenir estas complicações e actuem de forma eficaz no tratamento e prevenção da diabetes. Durante o ano de 2017 dois medicamentos estão a mostrar-se capazes de solucionar estas necessidades dos paciente com diabetes, o Victoza e o Jardiance.

Terapia CAR-T

Esta nova técnica é utilizada para o tratamento de leucemias e linfomas. CAR-T ou Terapia de células T é um método usado que visa modificar laboratorialmente células T do próprio paciente para que estas se unam com o sistema imunitário para combater as células cancerígenas. Apesar dos seus efeitos secundários graves como a possibilidade de aparecimento de outros tumores está terapia é extremamente eficaz no combate contra a leucemia e linfomas.

Biópsia líquida para rastreio do cancro

A biopsia líquida é capaz de identificar fragmentos de DNA de tumores na corrente sanguínea e indicar presença de marcadores cancerígenos antes mesmo destes se tornarem visíveis, aumentando assim exponencialmente a possibilidade de uma cura total. A capacidade de conseguir realizar uma detecção tão precoce é certamente o melhor avanço da medicina oncológica dos últimos anos. Tendo também uma grande interesse a nível da investigação, podendo ajudar a entender como os tumores mudam para vencer os tratamentos existentes ou ajudar a identificar os estágios iniciais da doença.

Recursos automáticos de segurança 

Apesar de estes sistemas já existirem em alguns veículos só em 2017 é que este foram propriamente desenvolvidos e capazes de funcionar de maneira eficaz e segura. Sistemas de aviso de colisão, controle de direção adaptável, assistência de faixa e alertas de tráfego são algumas das inovações para os próximos anos, com potencial para reduzir ainda mais os acidentes de carro fatais.

Cetamina no tratamento da depressão 

Em caso de depressão major um tratamento farmacológico com os anti-depressivos e estabilizadores de humor convencionais poderão não funcionar. A Cetamina conhecida por ser uma droga ilícita, mas que aplicada em contexto de forma controlada e apoiada por um profissional foi provado que trás melhorias em pacientes que depressões graves. Nos EUA, a cetamina tem sido administrada para casos graves, mesmo aqueles onde há risco de suicídio.

Visualização 3D e realidade aumentada para cirurgia

A Realidade Aumentada está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Câmeras 3D ajudam cirurgiões e as suas equipes a terem uma visão melhor durante as suas cirurgias. A tecnologia amplia o campo de visão e permite que todos na sala de cirurgia possam ver o que está acontecer em três dimensões. Veja o video abaixo:

Gostou do nosso conteúdo? Partilhe!