5 dicas para melhorar o desempenho do seu computador

O seu computador está lento e já não funciona como antigamente? Siga as nossas dicas que o vão deixar mais rápido e com melhor desempenho para realizar as suas tarefas diárias.

Aumentar desempenho do computador

A solução mais fácil seria deixa-lo em alguma loja informática para eles resolverem o problema de o computador estar lento e com um desempenho fraco, mas isto torna-se dispendioso e dispensável nos dias que correm. Se o problema do computador é algum tipo de mau funcionamento de um hardware ou software aí sim, o melhor a fazer é entrega-lo a alguém com conhecimento na área, porque este tipo de problemas requer formação e experiência para ser resolvido. Agora se o problema é simplesmente o facto de ele estar lento não é necessário ser analisado por profissionais, qualquer pessoa seguindo as nossa dicas conseguira solucionar o problema. Alertamos para o facto de, caso o problema de lentidão no computador não seja resolvido, o problema associado pode ser de hardware.

 A redução no desempenho ao longo do tempo é normal

Mas isso não significa que não há nada que possa fazer. O motivo mais comum é o excesso de programas e aplicações instalados, que pode ser facilmente resolvido com aquelas alguns clicks. As razões para o mau funcionamento do seu computador têm causas simples e de resolução fácil ao acesso de qualquer um, sem gastar dinheiro nem tempo em estudos complexos.

Infelizmente muitas das vezes melhorar o desempenho significa perder qualidade visuais. As qualidade visuais são os processos que exigem mais do computador eliminando alguma destas abre espaço para o computador possa apontar mais recursos para o desempenho.

Atenção: estas dicas são dirigidas a utilizadores do Windows 10. Elas também resultam em outros Windows, mas certas pastas, ficheiros mencionados e programas neste artigo terão caminhos diferentes. Recomendamos que utilize uma versão atualizada e verificada do Windows para garantir resultados máximos.

Desativar efeitos de transparência

Estes efeitos consomem muito do CPU e desativa-los libertará recursos ao seu computador. Irá perder alguma qualidade visual porque o sistema fica semelhante a uma versão mais clássica. Siga estes passos: no seu ambiente de trabalho click no botão direito do rato, selecione “personalizar”. Depois selecione “cores” e procure a opção “ações transparente” e desative.

Caminho: ambiente trabalho < personalizar < cores< deixar o menu Iniciar, a Barra de Tarefas e a Central de Ações transparentes

Desinstalar programas não utilizados

Ao longo do tempo de utilização do computador vamos instalando programas e aplicações que na altura da sua instalação serviam algum propósito, mas que agora já não são utilizados e só estão a ocupar memória em disco e consumir recursos: está é uma das principais razões para o fraco desempenho do seu computador. Muitos destes programas já nem nos lembramos que os instalamos e devemos por isso verificar a nossa lista de programas instalados. Vamos passo a passo ver como se faz isto.

Primeiro click no botão direito do rato em cima do menu “iniciar”. Irá abrir um menu onde deve selecionar “programas e funcionalidade”. Isto abrirá uma janela com todos os seus programas instalados onde poderá verificar os que lhe são mesmo necessários e os que estão a mais. Escolha os programas inúteis e remova-os clicando no botão de “desinstalar”.

Caminho:  iniciar>programas e funcionalidade

Não use sombra nem animações

Efeitos visuais embelezam qualquer software, mas infelizmente sobrecarregam o seu computador. Será necessário desativa-los se quer aumentar o desempenho do seu PC. Isto faz-se da seguinte maneira, click com o botão do lado direito do rato em cima do menu “iniciar”. Abrirá um menu que deve selecionar a opção “Sistema” que fará aparecer uma janela. Nessa janela do lado direito deverá procurar a opção “configurações avançadas do sistema” e seleciona-la. Depois clique na aba “Avançado”. Abaixo de “Desempenho”, clique no botão “Configurações”  e por fim clique em “Ajustar para obter um melhor desempenho“, tendo ainda opção de desativar cada efeito manualmente.

Caminho:  Inicar>sistema>configurações avançadas>avançadas>configurações>ajustar para obter melhor desempenho

Limpe o computador

Os computadores por mais que sejam bem cuidados acabam sempre por acumular muita sujidade. Esta sujidade tem efeitos nocivos para o computador principalmente a nível de ventilação, levando a um aquecimento potencialmente perigoso para o computador tornando lento e com um desempenho fraco. Este deve ser limpo periodicamente para não deixar acumular pós e outros sujidades. Deve abrir o computador e fazer uma limpeza cuidada do seu hardware. Para utilizador de Laptops isto também se verifica, apesar de abrir e limpar um Laptop ser mais difícil isto deve ser feito. Caso não o saiba fazer e ter medo de danificar o seu computador, por favor dirija-se a um estabelecimento com profissionais reconhecidos.

Faça uma desfragmentação e formatação do seu computador

A desfragmentação é essencial para manter o seu sistema operacional organizado e a funcionar corretamente. A formatação é uma boa ferramenta para limpar o seu computador de programas nocivos e possíveis vírus. Formatação é a solução mais radical porque envolve eliminar todos os seus ficheiros (tem opção de manter os seus ficheiros pessoais mais é mais aconselhável limpar tudo), mas por experiência própria é a que resulta melhor. Mesmo que não queira formatar o seu computar deve fazer uma desfragmentação do disco.

Para a formatar e desfragmentar veja este vídeo e siga todos os  passos:

Gostou do nosso conteúdo? Partilhe!