O que é o BitCoin? A moeda virtual mais falada do momento

Nota editorial: este artigo é dedicado aos utilizadores mais básicos da internet sem qualquer tipo de conhecimento sobre moedas encriptadas.

Bitcoin é uma moeda digital que é usada eletronicamente como forma de pagamento de vários serviços ou produtos. Elas são produzidas por pessoas comuns que são passadas de computador em computador à volta do mundo, recorrendo a software específico, não existindo em qualquer tipo de forma física. Estes softwares são necessários para desencriptar a Bitcoin através da resolução de problemas de matemáticos complexos.

As moedas digitais como as descritas são conhecidas como moedas encriptadas – cryptocurrency.

O que é o bitcoin?

Satoshi Nakamoto foi o criador desta moeda. Alguns utilizadores da internet referem que este é apenas um pseudónimo que representa um grupo de pessoas. Esta moeda foi criada com o propósito de ser independente de qualquer forma de controlo, tanto de governos como de qualquer outra entidade reguladora, de ser transferível eletronicamente e que com ela fosse possível realizar transações de forma de fácil e rápida sem sofrer taxas de transferência.

Isto significa que posso ter Bitcoin ilimitadas? NÃO.

As Bitcoin são criadas usando um processo chamado “mining”. Isto é uma comunidade de pessoas que se dedicam a manter a rede de bitcoins segura usando o Bitcoin Protcol.

Os utilizadores trocam bitcoins entre si na bitcoin network mas se ninguém mantiver registos destas transações nunca se saberá onde foram parar ou o que foi paga com elas. Quando ninguém mantém registos destas transações a bitcoin network recolhe estas informações para as agrupar numa lista chamada de “block”.

Aqui entra o processo de “mining”. Os “miners” tentam confirmar essas transações e voltam a meter estas bitcoins em circulação. Um novo bitcoin é criado através de um processo matemático como recompensa por cada serviço realizado.

As regrass do Bitcoin protocol dizem que cada miner só pode criar 21 milhoes de bitcoins.

As bitcoins tem valor no mundo real?

Sim. O valor delas é calculado e especulativo, quase como os valores do ouro e da prata, valor este calculado através de equações matemáticas. Hoje em dia já existem múltiplas loja que aceitam bitcoins como forma de pagamento.

Porque é que usaria bitcoins?

As bitcoins podem tem características que devem qualquer pessoa a pensar se as deveria usar. têm vantagens que nenhuma outra moeda mundo tem. A Bitcoin é uma moeda que é usada com o sistema de transação que não é controlado por nenhuma autoridade. Assim sendo não terá de pagar qualquer tipo de taxas sobre nenhuma transação feita por si. Existe apenas uma pequena taxa de 10€ para transferências internacionais.

É anonima, mas todos os movimentos são registados – apenas não é possível identificar quem realizou tais movimento. A sua aquisição é fácil e cada vez mais serviços permitem trocar moeda real por moeda criptográfica.

Problemas associados ao uso de bitcoin

O facto de terem valor monetário associado e de a sua circulação estar totalmente protegida e sem regulação, existe uma oportunidade para se darem trocas de serviços ou produtos ilícitos. Desta forma, um consumidor pode adquirir qualquer tipo de produto que esteja à venda, sem o vendedor se preocupar com o “rasto” do bitcoin. No entanto, é importante frisar que o bitcoin é utilizado de inúmeras formas, tanto para fins lícitos, como ilícitos, tal como qualquer moeda, virtual ou não.

Gostou do nosso conteúdo? Partilhe!