Realidade Aumentada Melhora Capacidades Visuais?

A realidade aumentada (ou também a RA) é a percepção visual directa e indirecta do mundo fisico aumentada por computadores que gerem e recriam características dos mundo real, transformando-o assim um mundo virtual.

Esta tecnologia era conhecida por ser utilizada principalmente em jogos de computador, aplicações e em algumas profissões especificas onde se torna uma ferramenta essencial. No entanto, a realidade aumenta está neste momento a tentar ser aplicada para melhorar as capacidades visuais de pessoas com deficiências ligeiras.

A Epson é a primeira empresa que se dedicou ao estudo e à aplicação desta tecnologia, com a criação do Sistema Retiplus associado aos smartglasses Moverio. O Retiplus é um software instalado num tablet que será utilizado por um profissional de oftalmologia para calibrar a nitidez e posicionar uma imagem para colmatar as deficiências do paciente. De seguida os smartaglasses são configurados segundo a necessidades do paciente permitindo assim um melhoramento da visão e auxilio nas actividades do quotidiano: ver televisão ou ler um livro são tarefas muito mais simplificadas e menos custosas.

Mas afinal… o que são smartglasses?

Smartglasses são um avanço tecnológico (à semelhança da smartTV, smartwatch, entre outros) que consistem em óculos computadorizados e que adicionam informação ou manipulam a visão do seu portador. As suas aplicações estão cada vez mais a ser estudadas, mas é no campo da saúde ocular que os smartglasses prometem mudar vidas.

O sistema Retiplus

O Sistema Retiplus tem por defeito funcionalidades standard, como exercícios de reabilitação. Os smartglasses incluem diversas funções como redução de ruído visual ou zoom, funções estas que podem ser activadas por comando de voz para comodidade do seu portador. A plataforma Cloud associada funciona também como uma base de dados de padrões e tendências de saúde Ocular.

A Saúde Ocular sofre uma grande avanço com a aplicação deste sistema de inovação tecnológica neste sector. A prova disso mesmo são os resultados alcançados com os smartglasses que, com o seu sistema inovador, conseguem revolucionar a saúde ocular e proporcionar melhor qualidade de vida aos seus utilizadores. Este sistema já é utilizado em Espanha e Estados Unidos da América por algumas Clinicas Oftalmológicas. Infelizmente Portugal ainda terá de esperar, sem data prevista de lançamento de serviços desta tecnologia…

Gostou do nosso conteúdo? Partilhe!