Tecnologia

Cólera – Como E Porque Desta Emoção Básica?

A cólera é a emoção básica que caracteriza um estado de ira , raiva para com alguma coisa ou para com alguém, podendo variar a sua intensidade e a quantidade de sentimentos, indo de uma irritação a ira completa, tal como maior parte da emoções e considerada uma emoção negativa. Ela faz parte das 7 emoções básicas humanas. É uma emoção que sucede ao medo. Ela não é aparece sozinha, isoladamente. A Cólera muita vezes advém do facto de alguem nos estar a magoar verbalmente ou fisicamente, a nossa reação é sentir medo e depois só depois a raiva.
Ela pode estar associada a diferentes estados emocionais como o medo, aversão, culpa e vergonha.

Motivos que levam a Cólera

motivos colera
Esta emoção básica transmite sinais fortes para os outros de alguma coisa não esta bem. Existem situações que podem despertar esta emoção, mas depende da pessoa a controlar para ela não sair fora do seu controlo. Reavaliar e planear a acção sobre a principal causa do problema e algo que ajuda ao seu controlo.
Os principais motivos são:
 Desilusão
 Crenças ou ações que nos ofendem
 Interferirem com os nossos planos
(Freitas, 2011)

O que acontece?

Um dos factores desta emoções desta emoção básica são reações físicas de stress que nos levam a libertação dessa energia. Temos sensações como:
 Aceleração do ritmo cardíaco e respiração
 Aumento da pressão sanguínea
 Elevação do queixo
 Impulso de afastar o alvo

O nosso corpo sofre alterações deixando-nos numa situação de stress. A adrenalina e a noradrenalina aumentam, os músculos contraem, aumento do batimento cardíaco e respiração ofegante.
No sistema nervoso acontece a desativação do sistema parassimpático. Os rins produzem renina que é um predispositor para a luta podendo manter se por longos períodos de tempo.

Homem vs Mulher

colera nas mulheres
Apesar dos marcadores faciais (fac’s) e a resposta do corpo serem em ambos iguais a maneira de a processarem e diferente.
Nos homens existe uma maior libertação de testosterona da amígdala visto que ela é maior do que a das mulheres, tornando a cólera mais agressiva e expressiva. Na mulher existe uma maior ativação do córtex frontal conseguindo assim controlando a melhor.
As mulheres têm uma aversão ao conflito, logo vão tentar evita-lo em maior parte dos casos.

Marcadores movimentos faciais

 Sobrancelhas descaidas e contraidas
 Enrugamento da testa
 Contração das têmporas
 Cerrar dos olhos
 Contraçao da rais do nariz
 Dilatação das narinas
 Boca fica cerrada
 Contração do queixo para baixo

O que é o BitCoin? A moeda virtual mais falada do momento

Nota editorial: este artigo é dedicado aos utilizadores mais básicos da internet sem qualquer tipo de conhecimento sobre moedas encriptadas.

Bitcoin é uma moeda digital que é usada eletronicamente como forma de pagamento de vários serviços ou produtos. Elas são produzidas por pessoas comuns que são passadas de computador em computador à volta do mundo, recorrendo a software específico, não existindo em qualquer tipo de forma física. Estes softwares são necessários para desencriptar a Bitcoin através da resolução de problemas de matemáticos complexos.

As moedas digitais como as descritas são conhecidas como moedas encriptadas – cryptocurrency.

O que é o bitcoin?

Satoshi Nakamoto foi o criador desta moeda. Alguns utilizadores da internet referem que este é apenas um pseudónimo que representa um grupo de pessoas. Esta moeda foi criada com o propósito de ser independente de qualquer forma de controlo, tanto de governos como de qualquer outra entidade reguladora, de ser transferível eletronicamente e que com ela fosse possível realizar transações de forma de fácil e rápida sem sofrer taxas de transferência.

Isto significa que posso ter Bitcoin ilimitadas? NÃO.

As Bitcoin são criadas usando um processo chamado “mining”. Isto é uma comunidade de pessoas que se dedicam a manter a rede de bitcoins segura usando o Bitcoin Protcol.

Os utilizadores trocam bitcoins entre si na bitcoin network mas se ninguém mantiver registos destas transações nunca se saberá onde foram parar ou o que foi paga com elas. Quando ninguém mantém registos destas transações a bitcoin network recolhe estas informações para as agrupar numa lista chamada de “block”.

Aqui entra o processo de “mining”. Os “miners” tentam confirmar essas transações e voltam a meter estas bitcoins em circulação. Um novo bitcoin é criado através de um processo matemático como recompensa por cada serviço realizado.

As regrass do Bitcoin protocol dizem que cada miner só pode criar 21 milhoes de bitcoins.

As bitcoins tem valor no mundo real?

Sim. O valor delas é calculado e especulativo, quase como os valores do ouro e da prata, valor este calculado através de equações matemáticas. Hoje em dia já existem múltiplas loja que aceitam bitcoins como forma de pagamento.

Porque é que usaria bitcoins?

As bitcoins podem tem características que devem qualquer pessoa a pensar se as deveria usar. têm vantagens que nenhuma outra moeda mundo tem. A Bitcoin é uma moeda que é usada com o sistema de transação que não é controlado por nenhuma autoridade. Assim sendo não terá de pagar qualquer tipo de taxas sobre nenhuma transação feita por si. Existe apenas uma pequena taxa de 10€ para transferências internacionais.

É anonima, mas todos os movimentos são registados – apenas não é possível identificar quem realizou tais movimento. A sua aquisição é fácil e cada vez mais serviços permitem trocar moeda real por moeda criptográfica.

Problemas associados ao uso de bitcoin

O facto de terem valor monetário associado e de a sua circulação estar totalmente protegida e sem regulação, existe uma oportunidade para se darem trocas de serviços ou produtos ilícitos. Desta forma, um consumidor pode adquirir qualquer tipo de produto que esteja à venda, sem o vendedor se preocupar com o “rasto” do bitcoin. No entanto, é importante frisar que o bitcoin é utilizado de inúmeras formas, tanto para fins lícitos, como ilícitos, tal como qualquer moeda, virtual ou não.

5 dicas para melhorar o desempenho do seu computador

O seu computador está lento e já não funciona como antigamente? Siga as nossas dicas que o vão deixar mais rápido e com melhor desempenho para realizar as suas tarefas diárias.

Aumentar desempenho do computador

A solução mais fácil seria deixa-lo em alguma loja informática para eles resolverem o problema de o computador estar lento e com um desempenho fraco, mas isto torna-se dispendioso e dispensável nos dias que correm. Se o problema do computador é algum tipo de mau funcionamento de um hardware ou software aí sim, o melhor a fazer é entrega-lo a alguém com conhecimento na área, porque este tipo de problemas requer formação e experiência para ser resolvido. Agora se o problema é simplesmente o facto de ele estar lento não é necessário ser analisado por profissionais, qualquer pessoa seguindo as nossa dicas conseguira solucionar o problema. Alertamos para o facto de, caso o problema de lentidão no computador não seja resolvido, o problema associado pode ser de hardware.

 A redução no desempenho ao longo do tempo é normal

Mas isso não significa que não há nada que possa fazer. O motivo mais comum é o excesso de programas e aplicações instalados, que pode ser facilmente resolvido com aquelas alguns clicks. As razões para o mau funcionamento do seu computador têm causas simples e de resolução fácil ao acesso de qualquer um, sem gastar dinheiro nem tempo em estudos complexos.

Infelizmente muitas das vezes melhorar o desempenho significa perder qualidade visuais. As qualidade visuais são os processos que exigem mais do computador eliminando alguma destas abre espaço para o computador possa apontar mais recursos para o desempenho.

Atenção: estas dicas são dirigidas a utilizadores do Windows 10. Elas também resultam em outros Windows, mas certas pastas, ficheiros mencionados e programas neste artigo terão caminhos diferentes. Recomendamos que utilize uma versão atualizada e verificada do Windows para garantir resultados máximos.

Desativar efeitos de transparência

Estes efeitos consomem muito do CPU e desativa-los libertará recursos ao seu computador. Irá perder alguma qualidade visual porque o sistema fica semelhante a uma versão mais clássica. Siga estes passos: no seu ambiente de trabalho click no botão direito do rato, selecione “personalizar”. Depois selecione “cores” e procure a opção “ações transparente” e desative.

Caminho: ambiente trabalho < personalizar < cores< deixar o menu Iniciar, a Barra de Tarefas e a Central de Ações transparentes

Desinstalar programas não utilizados

Ao longo do tempo de utilização do computador vamos instalando programas e aplicações que na altura da sua instalação serviam algum propósito, mas que agora já não são utilizados e só estão a ocupar memória em disco e consumir recursos: está é uma das principais razões para o fraco desempenho do seu computador. Muitos destes programas já nem nos lembramos que os instalamos e devemos por isso verificar a nossa lista de programas instalados. Vamos passo a passo ver como se faz isto.

Primeiro click no botão direito do rato em cima do menu “iniciar”. Irá abrir um menu onde deve selecionar “programas e funcionalidade”. Isto abrirá uma janela com todos os seus programas instalados onde poderá verificar os que lhe são mesmo necessários e os que estão a mais. Escolha os programas inúteis e remova-os clicando no botão de “desinstalar”.

Caminho:  iniciar>programas e funcionalidade

Não use sombra nem animações

Efeitos visuais embelezam qualquer software, mas infelizmente sobrecarregam o seu computador. Será necessário desativa-los se quer aumentar o desempenho do seu PC. Isto faz-se da seguinte maneira, click com o botão do lado direito do rato em cima do menu “iniciar”. Abrirá um menu que deve selecionar a opção “Sistema” que fará aparecer uma janela. Nessa janela do lado direito deverá procurar a opção “configurações avançadas do sistema” e seleciona-la. Depois clique na aba “Avançado”. Abaixo de “Desempenho”, clique no botão “Configurações”  e por fim clique em “Ajustar para obter um melhor desempenho“, tendo ainda opção de desativar cada efeito manualmente.

Caminho:  Inicar>sistema>configurações avançadas>avançadas>configurações>ajustar para obter melhor desempenho

Limpe o computador

Os computadores por mais que sejam bem cuidados acabam sempre por acumular muita sujidade. Esta sujidade tem efeitos nocivos para o computador principalmente a nível de ventilação, levando a um aquecimento potencialmente perigoso para o computador tornando lento e com um desempenho fraco. Este deve ser limpo periodicamente para não deixar acumular pós e outros sujidades. Deve abrir o computador e fazer uma limpeza cuidada do seu hardware. Para utilizador de Laptops isto também se verifica, apesar de abrir e limpar um Laptop ser mais difícil isto deve ser feito. Caso não o saiba fazer e ter medo de danificar o seu computador, por favor dirija-se a um estabelecimento com profissionais reconhecidos.

Faça uma desfragmentação e formatação do seu computador

A desfragmentação é essencial para manter o seu sistema operacional organizado e a funcionar corretamente. A formatação é uma boa ferramenta para limpar o seu computador de programas nocivos e possíveis vírus. Formatação é a solução mais radical porque envolve eliminar todos os seus ficheiros (tem opção de manter os seus ficheiros pessoais mais é mais aconselhável limpar tudo), mas por experiência própria é a que resulta melhor. Mesmo que não queira formatar o seu computar deve fazer uma desfragmentação do disco.

Para a formatar e desfragmentar veja este vídeo e siga todos os  passos:

XBOX ONE X: Vem aí a melhor consola do mundo

Este ano a Microsoft volta a ganhar a liderança na inovação de consolas com o lançamento da XBOX ONE X, a consola mais potente do mundo. O lançamento está previsto para 7 novembro deste ano, segundo a entrevista dada pela Microsoft na apresentação da consola aos media. A apresentação da consola ao publico será realizada em Los Angeles na Electronic Entertainment Expo, que irá decorrer entre os dias 13 e 17 de junho.

Xbox ONE X

Características da XBOX ONE X

A XBOX ONE X vem equipada com um poderoso processador 8-core Custom AMD CPU clocked a 2.3GHz que elevava a AI, melhora detalhes e permite melhores interações com os jogos. As capacidades de vídeo desta consola são incríveis com um fantástico 4KUHD Blu-ray Optical Disc Drive em junção com HDMI2.0b (out),2160p @ 60Hz e a AMD FreeSync HDR10Support fazem desta a consola a mais promissora deste ano. Um sistema de som poderoso construído com o DTS 5.1, DOLBY Digital 5.1, TrueHD com Atmos e PCM.

A Microsoft também fez um upgrade de RAM, saltando de 8GB de DDR3 para 12GB de GDDR5, com uma banda de memória de 326mbps com o sistema resfriamento de câmara de vapor (vapor chamber). Equipada com o suporte de realidade virtual, apesar de hoje em dia ser uma característica comum em varias consola podemos espera que este seja o melhor sistema de VR de todas as consolas.

Setup recomendado

O ideal seria ter uma TV4K para tirar o maior rendimento e ter a melhor experiência que a XBOX ONE X tem para oferecer.  Caso não tenha uma TV4K a XBOX ONE X vem equipada com um software que permite fazer o “render” da imagem em alta resolução e diminui-la para se adaptação à sua TV permitindo assim um nível de detalhe, luminosidade e anti-alias bastante positivo conseguindo manter o nível elevado de qualidade.

Jogos Exclusivos

Já é  normal as empresas de consolas terem jogos excluivos, e desta vez não foi diferente, a Microsoft lanços uam serie de jogos exclusivos em 4K para a sua nova consola:

  • Forza Motorsport 7
  • Super Lucky’s Tale
  • State of Decay 2
  • Crackdown 3
  • Sea of Thieves

PLAYSTATION 4 PRO vs XBOX ONE X

Comparando as características da Xbox One X com a PS4 PRO, a XBOX ONE X supera em todos os parâmetros a consola da concorrente. A memória da Xbox One X, o RAM, o CPU e GPU são muitos melhores do que a PS4 Pro. Com esta característica é seguro dizer que correrá melhor o formado 4K. Uma das novidades da consola que lhe trás vantagens é o facto de ser a XBOX mais pequena criada pela Microsoft.

Preço

O preço tinha de acompanhar a qualidade da consola. Obviamente que está será das consolas mais caras ou mesmo a mais cara a ser lançada no mercado. O preço de lançamento será de $499.99. Se quiser ficar a conhecer melhor a XBOX ONE X vá a http://www.xbox.com/en-us/xbox-one-x

Big Data – O que é e para o que serve

Estamos em pleno 2017 e o termo Big Data nunca esteve tanto em voga. O interesse neste termo tem vindo a crescer ao longo do tempo, atingiu o seu pico no ano de 2016 mas mesmo em 2017 continua a ser um termo importante, especialmente para o tecido empresarial em Portugal. Ora estando nós em 2017, nunca foi tão fácil termos acesso a dados… dados de gestão, por exemplo, que chegam aos gestores das empresas todos os dias. Na imagem em baixo pode ver a tendência de crescimento do interesse pelo big data desde 2012 (ou clicando aqui).

Mas o que é Big Data?

Se formos a traduzir literalmente o termo, Big Data pode chamar-se, em Português “Grandes Dados”, “Muitos Dados”, “Muita Informação”. O Big Data é um termo que traduz grandes fluxos de informação que podem estar estruturados (organizados) ou não. Mas essa informação não tem valor, caso as organizações não as utilizem para melhorar a sua eficiência ou os seus resultados.

O objetivo da análise da Big Data é permitir aos gestores ou aos tomadores de decisão, fazer opções estratégicas organizacionais mais empíricas (baseadas em informação passada) e com mais eficiência, minimizando o risco. Essa informação pode ser recolhida de forma tradicional ou digital, mas o mais importante não é a quantidade de informação, mas sim sempre o que se faz com a mesma.

Big Data Estruturada e Desorganizada

A big data desorganizada é rica em texto e informações diversas, a sua organização é mais complicada para as bases de dados e a sua interpretação é difícil. Por exemplo: os comentários de uma página de Facebook são informação valiosa para um gestor, mas a sua organização e interpretação é difícil – esta é a big data desorganizada.

A big data estruturada diz respeito a um tipo de informação variada que pode ser derivada de interações entre pessoas e máquinas, que, como o nome indica, já se encontra estruturada em bases de dados. Por exemplo, hoje em dia, ao navegar num website, provavelmente os seus dados e o seu comportamento estão a ser registados numa base de dados. Essa informação é estruturada e combinada com a informação de muitos outros utilizadores em vários formatos, prontos para serem interpretados.

Quem mais beneficia do Big Data?

Como expliquei anteriormente, a organização da informação permite aos tomadores de decisão tomar decisões mais corretas e com risco reduzido. O principal objetivo é maximizar as receitas das organizações, combinando informações diversas de diferentes canais. Mas não só as organizações beneficiam do Big Data: o consumidor vê a sua experiência com as organizações melhorada também, porque é na satisfação do consumidor e na criação de valor para o mesmo que os decisores agregam valor às suas organizações, maximizando o lucro.

Pequena conclusão…

O Big Data é um termo complexo. No mundo da informação que vivemos hoje, onde cada vez mais a informação é poder, as organizações, sejam elas pequenas, médias ou grande necessitam de canalizar a informação recolhida nas suas ações para bases de dados. Mais importante que isso é analisar essa informação e tomar as decisões corretas… Num tema futuro abordarei o “data driven marketing” e como o big data cada vez mais influencia o marketing de todos os dias.